Papo de Guria #2 – “Desabafo de um namoro”

“- Eu sou um cara prático, por isso não necessitamos parar o carro em algum lugar para conversamos, e gastarmos tempo, até porque eu tenho outras coisas pra fazer e você também deve ter. A verdade é que eu não gosto mais de você, me desculpe pela maneira como eu te tratei, o fim do nosso namoro não significa que nunca mais vamos nos falar, só acho melhor terminar agora enquanto ainda há amizade entre nós…  Mas nós não vamos ter uma amizade propriamente dita…”   Essas foram as palavras ditas quando meu ex namorado falou comigo para terminar o nosso relacionamento. Não preciso nem dizer o quanto essas palavras martelaram na minha cabeça, e fizeram doer o meu coração. De longe, esse não era o rapaz apaixonado que olhou nos meus olhos e disse que nós fomos feitos um para o outro, e que estava muito feliz por estar comigo. Mas o que fez esse rapaz mudar tanto?

O namoro é uma fase de conhecimento. É a parte em que os olhos da moça e do rapaz deverão está bem abertos para enxergar quem a outra pessoa é de verdade, pois depois do casamento eles devem ser fechados, pois não há mais o que fazer. Mas antes mesmo que a amizade vire namoro, é preciso ter cautela! Um rapaz somente por ser considerado “cristão” pode não ser um bom namorado e consequentemente um bom marido. Ele pode ser líder dos jovens da sua igreja ou está em um seminário se preparando para o ministério, mas se ele não tiver a vida e o coração perto e sensível a Deus, pode esquecer….

Existem muitos artigos e livros falando sobre namoro e alguns (excelentes) abordam a questão sobre a importância de se observar bem a pessoa pela qual está namorando ou pensando em namorar ou para as moças solteiras que sonham com um relacionamento. Em um texto que li recentemente, afirma que nunca escala de importância, após a decisão de entregar a vida a Jesus, que é a primeira, a segunda é com quem você se casará, pois assim como a primeira, essa decisão guiará o rumo da sua vida. E o namoro é o ponto de largada para o casamento.

Mas antes mesmo de namorar é preciso tomar alguns cuidados. Pois quando nos apaixonamos, paramos um pouco de pensar e passamos a sentir mais. É como se o coração desse umas férias ao cérebro e a chance de entregarmos o nosso coração para a pessoa errada, é grande. Todas as gurias (em sã consciência) compartilham da opinião geral, que ter um coração partido é algo muito ruim e certamente nenhuma delas gostaria de ouvir que todas as juras de amor ditas, quando ele estava no auge da paixão “foram palavras do coração enganoso dele..” Isso pode até explicar, mas não justifica…

Espero do fundo do meu coração poder ajudá-las a pensar sobre as questões abaixo e desejo que você leve isso muito a sério, o que poderá poupá-las de relacionamentos que não edificam e que só irá ferir seu coração!

Pense a respeito:

  • Como as outras pessoas mais próximas a você enxergam seu pretendente ou namorado? Elas demonstram algum receio sobre ele? Provérbios 15.22 diz que:  planos são bem sucedidos, quando há conselheiros (NVI). Escute!
  • Como é o relacionamento dele com a família? Ele trata os pais dele bem? Ele os honra?
  • Quais os planos dele para o futuro? Tem emprego? Estuda? Caso deseja se envolver em algum ministério, qual? Que pastorear?
  • É constante em suas ideias e planos ou muda a sua mente, como uma guria muda de roupa?
  • Demonstra interesse pelas coisas espirituais ou é sempre você quem o convida a orar e fazer devocional juntos?
  • Como ele lida com as finanças? Em que ele investe o dinheiro que ele ganha? Com jogos de Playstation, camisas de time de futebol, acessórios para o carro?
  • Qual é a conduta dele com outras gurias? Há toque excessivo e “brincadeiras demais” para o seu gosto?
  • Ele lhe trata com respeito, quando o assunto é o seu corpo? Ele sempre tenta alguma coisa “passar a mão onde não deveria”? E como ele reage, quando você diz não?
  • Ele demonstra mais prazer em ficar com os amigos do que com você?
  • Quando você está triste ou cansada e quer desabafar, ele lhe dá bons conselhos e diz que vai orar por você, ou simplesmente demonstra indiferença e solta os seguintes jargões: “É faz parte… ou É a vida”?
  • Se você namora um cara mais velho, a maturidade dele corresponde com a idade cronológica? As atitudes deles são infantis? Preste atenção: Um homem imaturo é como uma faca enfiada no coração da guria que o ama, em cada atitude imatura, é como se ele girasse a faca enfiada em seu coração fazendo-o sangrar e as decisões imaturas dele podem, no futuro trazer grande sofrimento para a sua vida!
  • Você se sente cuidada e protegida por ele, ou ele parece ser distraído quando o assunto é a sua segurança e bem estar?
  • Quando você o alerta sobre uma atitude errada confrontando-o, ele reage com raiva e ira ou agradece e pões em prática o conselho?
  • Ele valoriza as suas conquistas, seja nos estudos ou profissionalmente?
  • Ele respeita quando você dá a sua opinião sobre algum assunto ou a dele sempre tem mais importância?
  • Você percebe sarcasmos e maldade em sua fala, principalmente quando ele refere-se a outras pessoas em alguma conversa? Provérbios compara com um louco aquele que engana o próximo com palavras (26.18-19 NVI).

Muitas coisas para se pensar e teria muito mais… Você pode até pensar que, mesmo que você esteja se relacionando com um rapaz que apresente mais de dez atitudes aqui descritas (uma dessas já seria preocupante!), você será forte o suficiente para influenciá-lo a mudar. Querida, somente Deus tem poder para transformar as pessoas, e não se engane achando que se decidir continuar levando a frente um relacionamento com esse rapaz, quando casarem, tudo mudará. A aliança de casamento não é mágica! Ela não transformará seus defeitos em virtudes, muito menos os defeitos do rapaz em virtudes.

Como uma guria especial que Deus ama muito, entregue seu coração a Ele, seu medo de talvez nunca encontrar alguém para ser o seu amor, deixando-o que Ele realmente cuide de todos os aspectos da sua vida. Permita que Deus seja o 1° amor da sua vida e ore para que Ele lhe dê sabedoria para tomar boas decisões na escolha de um companheiro.

Anônima.

3 comentários sobre “Papo de Guria #2 – “Desabafo de um namoro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s