Cuidado com o que Posta!

Depois de ver fotos de amigas de seus filhos na internet e ficar chocada com o fato delas serem tão provocativas, uma mãe escreveu uma carta muito sábia para todas as garotas por aí na internet. Leia o seu post original abaixo:

Carta de uma mãe preocupada para garotas adolescentes

Queridas garotas,
Tenho algumas informações que talvez interessem a vocês. Ontem a noite, como de costume, minha família sentou na sala de jantar e deu uma olhada nas fotos de verão postadas nas redes sociais.
Temos filhos adolescentes, então naturalmente havia uma boa quantidade de fotos de vocês, queridas moças, para observar. Uau – você com certeza tirou um monte de fotos com seus micro pijamas [ou como a gente chama em português, baby dolls] este verão! E seus quartos são tão bonitos… Nossa filha de oito anos foi quem prestou atenção nisso, porque com três irmãos mais velhos cujos quartos cheiram como queijo velho, ela percebe detalhes femininos como esse.
Eu acho que os garotos perceberam outras coisas. Por exemplo, parece que você não estava usando sutiã…
Eu entendo – você está no seu quarto, se aprontando pra dormir, certo? Mas não posso deixar de notar a pose de modelo, as costas arqueadas, e a boca fazendo um biquinho sensual. O que aconteceu? Nenhuma dessas posturas é uma postura natural de quem está indo tirar um cochilo.
Então, aqui está algo que considero importante você saber: Se você é amiga no Facebook, Instagram ou Twitter de algum filho da família Hall, então você é amiga da família Hall inteira.
Por favor, saiba que nós gostamos muito de nos manter conectados com você desta maneira! Amamos ver as coisas através de suas lentes únicas e coloridas – você é cheia de idéias, e com frequência muito, muito engraçada.
E é isso que faz sua foto mais recente ser bastante infeliz.
Esta postagem não reflete quem você é de maneira nenhuma! Achamos você linda, interessante e muito inteligente. Mas tivemos que nos encolher e questionar o que você estava tentando fazer ao postar aquela foto… Quem você está tentando alcançar? O que você está tentando dizer?
E agora – que decepção – teremos que bloquear as suas postagens.
A razão pela qual temos estas (muitas vezes constrangedoras) conversas de família em volta da mesa é porque nos preocupamos com nossos filhos, assim como sabemos que seus pais se preocupam com você.
Eu sei que sua família não ficaria encantada com a ideia de meus meninos adolescentes a verem com o corpo coberto apenas por uma toalha de banho. Você sabia que uma vez que um homem vê um corpo em estado de nudez, ele não consegue deletar a imagem rapidamente? Você não quer que os nossos meninos pensem em você apenas de modo sexual, não é?
Nós também não. Acredito que nós todos somos mais do que isso.
E assim, em nossa casa, não há segundas chances para fotos como essas, querida. Temos uma política de tolerância zero. Eu sei, pode parecer careta… Mas se você quiser permanecer como amiga de nossos filhos na internet, deve manter seu corpo coberto e suas postagens decentes. Se você postar uma foto pessoal sexy (você sabe do que estou falando), ou um vídeo inapropriado do Youtube – mesmo que apenas uma vez – já era.
Eu sei que soa antiquado, mas queremos educar homens com um forte senso de moral, e homens de integridade não ficam olhando fotos de garotas do ensino médio seminuas.
Todo dia oro pelas mulheres a quem meus filhos vão amar. Espero que eles sejam atraídos por mulheres verdadeiramente belas, o tipo de mulher que os fará pessoas melhores no fim das contasl. Também oro para que meus filhos sejam dignos deste tipo de mulher, que eles sejam pacientes e ajam com honra enquanto esperam por ela.
Meninas, ainda não é tarde demais! Se você acha que fez alguma besteira na internet (todos nós fazemos, não entre em crise… eu mesma ainda faço!), CORRA para a sua conta e delete aquelas fotos tiradas em seu quarto que tornam tão fácil para seus amigos vê-la apenas em uma dimensão.
Pode confiar em mim! Existem rapazes lá fora esperando e ansiando por mulheres de caráter. Alguns homens estão lutando a batalha diária morro acima para manter suas mentes puras e seus pensamentos dignos de louvor, bem assim como você.
Você está se tornando uma verdadeira beleza, por dentro e por fora.
Então aja como ela, fale como ela, poste como ela.
Sra. Hall.

Tradução – Lindsei Lansky

Via – Talita Ferreira

Texto Original Aqui – http://www.viralnova.com/a-concerned-mothers-letter/

Image

405 comentários em “Cuidado com o que Posta!

  1. Que merda! então todo homem é um tarado em potencial e toda mulher deve se fechar e coibir de todo comportamento que esses homens julguem provocantes???? Que grande festival de merda essa mãe recatada e estupida está fazendo nesta carta!!!!!!

  2. é isso mesmo, adorei seu texto, explanação, continua assim mostrando com palavras simples o que nossos jovens precisam saber e ouvir.
    abs

  3. A menina tem que se cobrir senão o filho dela vira um animal e não sabe agir? então ensine seu filho a ser gente e não adorar a uma imagem simplesmente.
    Porque se ele tirar uma foto sem camisa e ela cobiçar a imagem ela continua sendo a errada! Machismo.

    1. Voce está lendo o que você mesmo escreve? Sensualizar-se, exibir ou se expor são atitudes pessoais? O pseudo-feminismo de hoje atinge cada vez mais um nível tóxico de falta de inteligencia e auto-indulgência. É claro que todo exibicionismo envolve outra pessoa, de outra forma, não seria mais exibicionismo. Se você administra a sua oferta e usa qualquer tipo de mídia como marketing, você usa seu corpo como objeto, e, nesse caso, a capitalista é você. Se faz isso para agradar aos homens, a machista é você. Agora, se você reclama que os homens fazem o mesmo com mais impunidade, eu posso até te dar razão, mas você também não está olhando bem para as causas: é que o homem também tem muito menor impacto e alcance quando faz o mesmo. Mas se ele resolver extrapolar os limites e mostrar tudo, pode ter certeza de que o impacto será enorme, e ele será vítima de um julgamento social tão severo – ou pior – quanto a mulher.

      1. Houve umas mulheres que me responderam e que disseram que eu nao entendi o texto. Essa e pra voces: eu abri um discussao nova, em nenhum momento eu quis discutir a carta da mae. Essa discussao sobre machismo nao me interessa, ate por que muito provavelmente as opinioes discutidas tem como base o senso comum, nao vi ninguem fazer citacoes de qualquer autor de renome sobre o assunto. Eu pefiro entender por que as meninas estao expondo sua intimidade por ai, algo que deveria ser precioso para si, de forma desesperada para chamar atencao. Eu acho isso um comportanento que aponta um problema emocional. Voces tem filho? Entao me respondam ou fiquem caladas.

    2. Milena, eu sou mãe, e adorei esta carta, é uma pena que vc não acha entendido nada do que esta carta diz. Ë de sábios aceitar uma correção e mais quando é falada com tanto amor, si vc não é capaz de interpretar a preocupação desta carta, realmente é lamentável a clase de marido que vc pode chegar a ter.
      As pessoas que necessitam mostrar seu lindo corpo, demonstram uma total falta de segurança em suas outras virtudes, inteligencia, educação, bom coração
      .

    3. Muito triste que depois de um texto extremamente rico como esse, ainda exista um escape para um comentário como esse seu. Provavelmente não tem filhos ou algum tipo de esterótipo de pureza moral, ou sequer um certo pudor! Milena, escrevo isso não pra te atacar, mas para abrir seus olhos, não somente por saber como um homem pensa, mas também para um mínimo de senso de bons costumes. Esse é o mundo que deveria ter, com mães com esse pensamento será que existiria a podridão da pornografia? Falo isso porque tambem ajuda a destruir famílias. enfim, acabei me estendendo, mas por favor, sem qualquer comentário depressivo a sua pessoa. Aceite meu pedido de reconsiderar o que escreveu, não olhe com os olhos de estereótipos de padrões de machismo, ou coisa do tipo. Boa tarde!

    4. Sim claro, mas ensinar a mulher a não se comportar como uma vagabunda ninguém quer né. Aí a piranha tira fotos extremamente sensuais, isso se não forem sexuais, e o homem não tem direito de se sentir atraído por causa disso? Quer dizer que pedir para uma mulher ter comportamento de mulher significa ser machista? Definitivamente vocês feministas não sabem nada do que falam e muito menos sabem do porquê de estarem nesse mundo.

      1. Um homem pode se sentir atraído por qualquer mulher, mas entre se sentir atraído e estuprá-la,agredí-la ou julgá-la, existe uma grande diferença. Claro que temos de ensinar as filhas a não se portarem como vagabundas, mas quem decide o que é uma vagabunda? Você? A senhora Hall aí? Quer dizer que se uma menina não é educada dentro do que você e essa senhora acham certo, lascou pra ela?

      2. Nós estamos nesse mundo para servir aos homens e nos comportarmos direitinho, do contrário veremos o que é bom pra tosse.. não é isso que vc acredita e é ensinado na sua igrejinha? Além de machista você é um nojento. Teus pais, por exemplo, não te ensinaram dada de bom não, como respeitar mulher por exemplo e não postar comentários ofendendo-as na internet? Ou você aprendeu isso na rua com seus amiguinhos machistas?

    5. ela todo momento quis orientar as meninas à não se desvalorizar, homem quando tem mulher fácil ele não valoriza, mas se a mulher se presa ele da o maior valor, e a mulher sofre por não ser valorizada, por isso ela orientou as meninas para que no futuro elas não venham a sofrer por amor

    6. Ela só esta procurando fazer com que as adolescentes procurem se dar valor e mostrar qualidades de verdades e não peito e bunda, se você não tem tais qualidades e quer se vulgarizar por ai, fique a vontade.

    1. Vc deve ser um jovem bem jovenzinho, para dar esta opinião, e com certeza adora ver as fotos de suas amigas semi nuas, mas pense que um dia vc pode ser pai, não viva somente o hoje, pense no futuro. Como vc veria se fosse sua filha postando fotos sensuais, e recebendo todo tipo de “comentário”? Sem contar que hoje em dia a internet não tem filtro, qualquer pessoa pode ver suas fotos ainda que “bloqueadas”, e também as vê os traficantes de brancas, y gigolôs.

  4. Bom dia, quem é contra o que essa mãe escreveu é porque não pensa no futuro dos filhas( filhos). achando que a vida não passa . e que nós estamos expostos todo o tempo nas redes sociais, e que infelizmente os maus caráter estão por ai só esperando uma chance de atacar. e outras vezes essas mesma meninas também tem alvos mostrando sua sensualidade para atingir o mesmo, tenho filha e ela não tem que sair por ai mostrando tudo isso não é sedução é falta de pudor e vergonha na cara.

  5. É impressionante como o certo virou errado e vice-versa.

    Desde qdo adolescentes postando fotos quase nuas na Net virou liberdade de expressão???

    Mas é óbvio que isso não dá o direito de ninguém fazer ataques sexuais a estas pessoas incautas.

    Só não reclamem alguns anos depois…qdo estas fotos forem parar em sites de pedofilia ou rolar nos emails de seus amigos de faculdade ou colegas de trabalho e vc ficar com fama de vadia, pois periguete agora parece algo até legal…

    Quem busca respeito pelo o que É não faz isso.

    Quem espera ter os 15 minutos de fama ou alcançar um estrelato as custas de prostituição inicial, faz. Só estejam preparadas para as consequências.

    Vcs realmente pensam que estes homens admiram vcs??? Eles zoam vcs. Compartilham estas fotos com todos os seus amigos, chamando vcs de galinhas para baixo e ainda dizendo ou inventando com detalhes explícitos tudo o que “fizeram” com vcs.

    Acorda galera!

  6. Seguinte, a mae ta errada, as minas que tira foto pra provoca e se mostrar gostosa tao erradas, os caras que quer comer essas minas tao errados, e voces seus idiotas que ficam ai criticando a opniao da mae deles, ou discutindo entre voces estao errados! mundo livre, perfil particular, faco o que quero e pago o preco por isto, é assim que sao as coisas, se as mina quer se exibir deixe elas, se os manos quer comer, deixe eles, se os pais quer se meter deixer eles….nao foi com nenhum de voces entao calem a boca.
    E deixem o pai e mae da menina resolver com a mae dele ali.

    E tenho dito, e nao adianta replicar nao!

    1. Puxa vida né Paulo,concordo com vocé que adolescentes que postam esse tipo de foto estão muito erradaw e nem tem a consciência da consequência que pode atingir elas depois mas falar como se isso fosse natural e não estar nem ai pra isso,sinto dizer mas isso é atitude de babaca viu? Pensa na nova geração que está crescendo e dando seus primeiros passos na vida,pensa nas crianças e nos filhos que poderão vir futuramente; A Pornagrafia pode ser sedutora mas traz consequências terriveis que pode derrubar uma vida toda de felicidade e trabalhar amor,pode acabar fácil com um casamento,pode prejudicar no seu emprego se caso trabalhar com computador encontrem tal conteúdo,pode afetar na educação de uma criança e diversas outras consequências que podem ocorrer. Estou escrevendo isso pelo bem das nossas crianças e de nós próprios. Mantém um boa conduta e caráter pode sim fazer toda a diferença.

  7. E assim o machismo é perpetuado. Senhoras bem intencionadas – que nem sabem o quanto são machistas – querendo educar as filhas dos outros em vez de se preocupar com o que tem em casa.
    Bloquear as meninas da redes sociais acessadas por seus filhos (não sem antes dar-lhes uma lição de moral e decência) não vai bloquear da vida dos meninos imagens de outras mulheres sensuais que eles vão encontrar na vida. Acho mais fácil ensinar para os filhos que eles devem respeitar todas a mulheres da mesma maneira, sem se importar com o que elas estão vestindo, do que dar esse show de intromissão e hipocrisia.
    Mas é claro que entendo que o machismo da nossa sociedade (assim como outros preconceitos como o racismo e a gordofobia) está tão internalizado nas cabeças de muitos de nós que, sem perceber, repetimos velhos discursos sem questionar a validade dos mesmos.
    E essas pessoas que aplaudem são as mesmas que criminalizam as vítimas de estupro, condenam as mulheres que têm atitudes que são consideradas “coisas de homem”; cobrem meninas de rosa e meninos de azul, nunca admitindo o contrário; furam orelhas de recém-nascidas; classificam brinquedos e atividades como balé e judô por gênero etc..
    ACORDEM!

    1. Aline, vamos deixar claro uma coisa:

      Você diz que nós homens temos que respeitar as mulheres indiferente do que elas façam e vistam, mas é inadmissível você dizer que antes de tudo é a mulher quem primeiro deve se dar ao respeito, sem usar roupas extremamente curtas como aquelas saias que quase da para ver o útero. Seu comentário é típico de uma mente feminista que se auto-intitula “mulher poderosa e independente”. Diz que é mais fácil ensinar aos filhos que eles devem respeitar as mulheres, logo querendo dizer que essas mulheres são vagabundas e que não se é possível lhes ensinar os devidos valores morais para que possam ser respeitadas.

      Então pode-se notar que, através do seu entendimento, é muito mais fácil um homem ter bom caráter e a mulher ser vadia por opção do que ambos terem bons conceitos e valores morais e que um homem sempre deverá aceitar a mulher como ela é, sem lhe exigir nada e deixá-la “livre” mudando completamente o conceito de liberdade, sendo assim não importando, também, sua vida passada onde o homem não deve se recusar a casar com uma mulher que antigamente fora promíscua porque senão ele estará sendo machista e preconceituoso.

      Então resumindo: para você uma mulher tem todo o direito de ser quem ela quiser (certo) até mesmo ter comportamento de vadia (serto) e que o homem, indiferente desse comportamento, deve respeitá-la e não pode falar absolutamente nada porque senão ele será machista. (muito serto)

      1. “Então resumindo: para você uma mulher tem todo o direito de ser quem ela quiser (certo) até mesmo ter comportamento de vadia (serto) e que o homem, indiferente desse comportamento, deve respeitá-la e não pode falar absolutamente nada porque senão ele será machista. (muito serto)” (sic).

        SIM! É exatamente isso. Mas entendo que, para quem cresceu achando que o machismo é normal, isso parece esquisito, mas não deveria ser. Todo ser humano merece respeito. Ninguém tem que “se dar o respeito”. O comportamento que você classifica como “de vadia” é uma opção totalmente válida que a pessoa pode escolher para a própria vida e essa pessoa não deixa de ser digna de respeito por isso. O NÃO sempre será NÃO vindo de quem vier, não importando a roupa, o teor alcoólico e a quantidade de parceiros que essa pessoa já teve.

        O que muitas pessoas aqui não estão entendendo é que ninguém está dizendo que as mulheres devem vestir roupas curtas ou devem transar com todo mundo. O que o mundo precisa entender é que elas têm escolha e, independente do que decidam, são dignas do mesmo respeito.

  8. Sra Hall, se Jesus estivesse na terra, certamente você é uma das que primeiras que iria fervorosamente ajudar a crucificá-lo, e atiraria a maior pedra em Maria Madalena. Essa galera moralista de igreja NAO TEM JESUS NO CORAÇÃO MESMO.

    Que tal educar seus filhos a conviverem com a sexualidade, não julgarem as pessoas e respeitarem o OUTRO SER HUMANO, esteja ele de biquíni, de burca, de sunga, de bermuda e sem camisa (como a maioria dos homens anda nas ruas no verão)…

    1. Cara Amanda:

      Só para corrigir, em nenhum lugar das escrituras consta que Maria Madalena era a “adúltera” que quase foi apedrejada. É preciso conhecer do que se fala ante de se falar. Além disso, amiga, ao contrário do que muitos pensam, Jesus não estabeleceu uma concordância com a atitude daquela mulher, apesar de repreender os que queriam justiça-la com as próprias mãos, isso ocorreu por conta da hipocrisia reinante entre eles. Tanto é que depois disse àquela mesma mulher…Vá e não peques mais.
      No caso da mãe em questão ela não condenou ninguém, apenas estabeleceu padrões dentro do seu lar onde se evita a aparência do mal.

      Quanto a seus posts posteriores falando de liberdade de se expor e de ser escravizada pelos desejos carnais, é preciso compreender a diferença entre liberdade e libertinagem. Ninguém há de condenar seus desejos, sua vontade de relacionar-se intimamente, no entanto, cara amiga, o feminismo que vc tanto alega defender é justamente aquele que você abate com seus argumentos.

      Tornar-se aquilo que se diz detestar no outro não nos torna melhores ou mais livres por sermos “iguais”. Uma mulher que alega querer ter liberdade de relacionar-se com vários parceiros ( o que faz parte de suas escolhas pessoais) precisa ao menos ter consciência de que está tornando-se tão animalesca e escrava das emoções passageiras quanto o homem que se vangloria de “pegar geral”. Não confunda momentos de prazer intenso com felicidade.

      Ter várias aventuras amorosas está longe de tornar alguém feliz, antes escraviza quem assim age, que passa a necessitar de doses cada vez maiores dessa euforia passageira e assume o ônus daquele vazio profundo que a acomete no dia seguinte. Aí, para preencher esse vazio devorador, tal coo acontece com usuários de drogas, as pessoas necessitam de cada vez mais sexo ocasional…cada vez mais fetiches, cada vez mais “formas diferentes de conseguir prazer” numa busca intensa pela aceitação dos parceiros que vão e vem numa rotatividade sem fim.

      No entanto o vazio se perpetua, a infelicidade ou a falta de felicidade vão assumindo proporções que só nos damos conta depois de muito tempo. Aí olhamos para trás e vemos aquilo que nos tornamos e percebemos que estamos sempre sós, ainda que rodeados de parceiros ocasionais.

      Você é livre para fazer o que quiser, você pode escolher o que plantar em sua vida, mas a colheita é inevitável e só se colhe aquilo que se planta.
      Se você plantar espinhos em seu caminho não vai colher algo diferente disso.

      Pense sobre isso, seja você homem ou mulher.

      E, correndo o risco de parecer machista para os néscios, alguém já se preocupou em avaliar as consequências de tanta “liberdade sexual”?

      Quanto o mais o ser humano torna-se escravo de seus desejos, mais aumentam os índices de violência,, de dissolução familiar e consequentemente da perda de autoestima dos envolvidos e de seus filhos e filhas.

    2. Só falou merda tantando justificar o injustificável, e só mais uma coisa, a sexualidade tem que ser mostrada em redes sociais ? É assim que vocês feministas querem respeito? Estude mais sobre a Nova Ordem Mundial e duscubra que vocês são meras massinhas de manobra nas mãos da elite global. Meros idiotas úteis !

  9. Estou impressionada como a maioria discorda dessa mãe. Gente que posta comentários ofensivos e acha que essa mãe deveria educar seus filhos, e não as filhas dos outros. Queridos, essa mãe, sem dúvida, está educando seus filhos, e está dando um conselho pras mães que não sabem educar suas filhas. É por causa dessas mulheres “tão liberais” que os valores morais estão se esvaindo, que as mulheres têm sonhos de serem alguma “mulher fruta”, ao invés de serem mulheres honradas. Eduquem mesmo suas filhas pra aparecerem seminuas na internet, e depois não reclamem se elas perderem todo o respeito por qualquer autoridade materna ou paterna, se se tornarem mulheres sem valores morais, que só dão importância à aparência, que têm a cabeça vazia e só querem saber de se exibir, se se prostituírem e se tiverem relacionamentos amorosos mal sucedidos. Moral não é moralismo, amor não é indulgência, liberdade não é liberalidade. Esse padrão exibicionista é uma forma de escravizar a mulher nessa sociedade machista. Machismo não é dizer que as mães eduquem suas filhas; machismo é achar normal que a mulher sirva como objeto sexual pra tudo. Pra tudo se usa mulher seminua: pra vender carros, pra vender cerveja, pra vender ideia de felicidade. A mulher atual é uma escrava do capitalismo, que a convence de que ter liberdade é exibir seu corpo, que a convence que a beleza, a sensualidade e a sedução é a melhor forma de ser livre e de se conseguir o que quer. Mulheres que fazem exatamente o que o sistema quer: convencem-se a si mesmas que liberdade é fazer tudo o que se quer, e tudo o que se quer, atualmente, é sinônimo de desprezar valores e sexualizar seu comportamento. O maior êxito do sistema é ter conseguido convencer a mulher de que sua liberdade está num corpo exibido, nos amores frívolos, na multiplicidade de experiências amorosas. Tornou-as escravas de padrões comportamentais altamente sexualizados, e elas, voluntariamente, permanecem atadas a essas amarras. O sistema fomenta o individualismo, o egoísmo, pois escravos unidos fatalmente chegam à rebelião. “Cada um sabe a a dor e a delícia de ser o que é”. Não se reconhecem mais padrões de sofrimento coletivo, pois o individualismo só nos permite enxergar o nosso umbigo, o nossa vontade, a nossa dor. Nos tornaram escravas dizendo que estavam nos dando liberdade. Saibam educar mulheres para terem mentes livres, valores morais, e não corpos exibíveis.

    1. Carla voce disse tudo o que eu queria dizer, obrigada. Concordo com suas ideias, o machismo nao foi embora porque a mulher tem essa liberdade, o machismo continua a perdurar na nossa sociedade, agora disfarcado nessa liberdade. Nao sou contra a mulher se expressar sexualmente ou exigir para si o prazer sexual que antes lhe era negado. Mas achar que sua expressao sexual e o que ocorre hoje na midia? Nao e! A mulher tem que exercer essa liberdade com a pessoa que ela escolheu para si e nao para todos na internet. Ela antes tem que ter amor e repeito proprio, querendo ou nao a mulher que se expoe continua ainda sendo julgada, continua ainda sendo mal interpretada e eu acho que agora e um momento para refletir sobre o que vai trazer de positivo para as mulheres essa exposicao exagerada nas midias da nudez e da sensualidade feminina.

    2. Você não pode querer ditar o que é liberdade. Largue isso de mão, pelo amor de Deus. A liberdade varia de pessoa pra pessoa. Pra alguns é encontrar uma pessoa ótima e ficar com ela pro resto da vida, pra outros é ficar com várias pessoas na mesma noite. O feminismo está ai para garantir que qualquer que seja sua liberdade (desde que ela não afete ninguém contra a vontade da pessoa) você tenha o DIREITO de exerce-la e ser respeitada por isso. Que as diferenças sejam aceitas. Que ninguém tente impor seu modelo e seu ideal de felicidade a ninguém. ENTÃO POR FAVOR. Você tentou apontar como a cultura machista serve ao capitalismo mas perdeu o fio da meada. Você não consegue enxergar que o machismo serve ao capitalismo justamente porque é uma cultura que castra individualidades e tenta padronizar todo mundo???? Aí você condena isso e logo embaixo tenta definir qual tipo de liberdade é certo ou errada, feliz ou triste?? É justamente o que o capitalismo faz pra vender seu peixe pra todo mundo!!!
      PAREM. Simplesmente parem. VOCÊ GOSTA DE SEXO. EU GOSTO DE SEXO. O GOSTO POR SEXO DO SER HUMANO TEM MILHARES DE ANOS. EU GOSTO DE ME SENTIR DESEJADA. VOCÊ TAMBÉM. TODOS GOSTAMOS. ISSO NÃO É ERRADO.

      1. Liberdade… claro… e que não afete ninguém contra sua vontade… perfeito. Mas se uma colega dos meus contatos posta fotos sensuais que vão aparecer no meu feed, que é acessado por toda minha família, isso não nos afeta??? É desagradável e constrangedor! Contraditório seu conceito de liberdade. Você conceitua e faz sua ressalva. E cada um vai conceituando liberdade como melhor lhe convém.
        Se cada um pode fazer o que quer, porque criticar então uma mãe que quer ensinar valores aos filhos?? E que aproveita para ensinar uma jovem que não precisa ser sensual pra chamar a atenção dos rapazes?… Afinal, pra ensinar o contrário disso já tem muita gente trabalhando…

      2. Amanda, seu comentário é típico de quem não tem mais argumentos para discutir. As palavras da Carla Miranda foram boas demais, derrubaram qualquer resposta que você possa dar…

      3. Amanda, na sanha de se contrapor aos argumentos da Carla, vc demonstrou que não tem argumentos sólidos, apresentando uma clara confusão conceitual e mental. Desde quando o capitalismo suprime as individualidades? Pelo contrário, ele exacerba as individualidades, pois a preocupação individualista é a mola mestra que impulsiona a busca pelo lucro, fechando os olhos para o que acontece no entorno. A supressão da individualidades ocorre nos regimes totalitários, sobretudo nos de índole socialista, em que tudo é coletivo (em tese), não se admitindo a busca do interesses que não sejam os do grupo. O problema não são as individualidades, mas o individualismo. Devemos ser nós mesmos (manter nossas individualidades) sem desconsiderar qual a repercussão disso em nosso entorno (afastando o individualismo). E quem se expõe, expõe suas individualidades, pouco se importando com as consequências disso no entorno, sem ponderar nos reflexos de tal atitude no conjunto da sociedade. A mulher, o homem, são “livres” para fazerem de seus corpos o que acharem conveniente, mas são responsáveis pelo o que suas atitudes produzem na sociedade. Quem faz a opção de fazer de seu corpo moeda de troca e objeto de consumo, faz isso com base em sua individualidade, como quem diz, “sou materialista, logo, faço de meu corpo uma matéria como outras tantas”; no entanto, se o indivíduo não é individualista, não vive em torno de si mesmo, ponderará sobre as consequências de sua exposição, algo como “vou me expor pois quero construir uma sociedade que em tudo e todos são objetos na prateleira”. Então das duas, uma: quem exibe seus corpos sob o signo da liberdade, ou são individualistas, fazem o que querem se estar nem aí para o resto do mundo, ou são indivíduos com uma atuação política pensada, voltados à mercantilização de tudo e de todos. Capitalismo puro.

    3. Maravilhosa a sua reposta Carla, sou da mesma opinião, lamentavelmente como um dia também fomos jovens, tivemos que bater a cara na parede para escutar, um bom conselho. É lamentável, que estas mesmas pessoas que “apoiam”, esta atitudes de “liberdade de expressão”. Sao as mesmas que no futuro choram por que as filhas, irmas ou namoradas aparecem gravidas, ou vai saber que futuro podem ter, já que pelas atitude de uma pessoa se pode imaginar seu futuro. É lamentável, que nos dias de hoje ser honrada se tornou caretice e coisa do passado. Estaria de acordo si o que vemos hoje em dia na juventude, reflexa-se uma juventude inteligente, e não perdida y sem rumo como esta uma grande maioria.

  10. E mais uma vez aprendo que ler os comentários pode ser deveras decepcionante. Qual o próximo comportamento? Apedrejar vítimas de estupro? Poupem-me!

  11. E é assim que muita gente justifica o estupro: a culpa é da menina que “se exibiu”, nunca do canalha que se aproveitou. Mães e pais, preocupem-se em educar seus filhos para terem caráter, não tentem intimidar os filhos dos outros. Se você ensinar seu filho a respeitar as pessoas, eles nunca terão problema com garotas seminuas.

  12. Boa Tarde!! Sra. Hall A senhora esta certíssima .Se tivéssemos mais pessoas com o seu nível de educação. teríamos menos meninas prostitutas .cada qual colhe o que planta.

  13. Nossa. É incrível o quanto o machismo está perpetuado em nossa sociedade. A grande pergunta é: por que essa senhora “tão preocupada” não ensina aos seus filhos que os corpos são algo natural? Por que ela não ensina eles a não verem as mulheres simplesmente como objetos sexuais?
    Não consigo me conformar que quando atingem uma certa idade os pais ensinem as meninas a se esconderem ao invés de ensinar a TODOS (não só aos garotos) que o corpo de TODOS é de cada um, e somente eles podem escolher o que será feito dele. Que ninguém é um objeto sexual e que um corpo é não mais que algo natural e que não deve ser motivo de vergonha. Ah, que triste a sociedade em que a natureza virou apenas sexo (em que os homens não podem ver mulheres sem se comportarem como animais, na qual as mulheres sonham em atender um padrão de beleza irreal,… ).Enfim, triste, triste mesmo.

  14. Meninas das fotos….calma que existem mulheres não machistas no mundo! Eu sou mãe de dois meninos e os crio sem essas visões preconceituosas de moralidade pela roupa, tá? Serei uma sogra batuta, antenada e nunca, nunca, NUNCA ensinarei, promoverei ou
    terei atitudes machistas como essa fulana. ô mundinho mais ou menos, não?

    1. Valéria, tomara que você não tenha netas para fazerem o que você acha normal as meninas fazerem só porque você só tem filhos homens e segue aquele ditado antigo: “Prendam suas cabras, pois meus bodes estão soltos.” Boa sorte na criação dos seus filhos e netos/as.

      1. Ela vai ensinar seus filhos e netos a respeitar mulheres independente da roupa que usam. Vai ensinar que mesmo que uma mulher estiver com roupas sensuais/pouca roupa ela é um ser humano que merece respeito. Vai ensinar que eles tem que respeitar o limites das mulheres e não é porque ele é homem que vai fazer o que quer. Qual o problema então? Melhor ser machista e fazer regrinha de como mulher tem que se comportar pra ser digna de respeito?

  15. Posso te dar um conselho? Vc pode até jogá-lo no lixo, mas….. poderia fazer uma forcinha para pensar antes? Leia! Informe-se! Valores morais não moldam caráter. Sensualizar-se, se exibir ou se expor, são atitudes pessoais
    e ninguém tem nada a ver com isso.

    1. Cara Valéria:

      Desculpe, mas a partir do momento em que isso ocorre em público passa a ser da conta de todos que o presenciam.
      E de onde vc tirou essa coisa de que valores morais não moldam caráter? moldam sim, exceto se forem mal ensinados ou do tipo faça o que digo mas não faça o que eu faço…se não houvessem valores morais sendo ensinados e a nossa sociedade estaria muito mais decadente do que está hoje em dia. São esses mesmos valores morais que você condena que impedem que bilhões de pessoas saiam matando a torto e a direito, que todos se tornem assaltantes, estupradores, corruptos, traficantes e outras coisas…
      Já imaginou uma sociedade privada completamente de valores morais? Gostaria de viver em uma sociedade assim?? Se hoje já está ruim, imagine se todos aceitassem esse seu argumento inócuo.

  16. Por outro lado é importante enfrentar a forma como as meninas são muitas vezes estereotipadas, cruelmente inclusive, por qualquer comportamento, mesmo uma simples foto. Isso é importante, acho que você devia falar disso. Abraço!

  17. Vamos dar uma lida para interpretar o texto antes de sair falando besteira?

    Em nenhum momento a mulher justificou um ato de estupro/assédio ou sei lá o quê, dos filhos dela ou de outros meninos/homens, com o conselho que deu às garotas.

    Concordo demais com quem disse que o errado está virando certo. As pessoas tomaram para si o conceito de liberdade e decidiram que dela fazem o que bem entenderem, mas esqueceram que liberdade também diz respeito ao outro, a quem está por perto.

    Desde quando alguém que expõe o próprio corpo na sua intimidade está em busca de outras coisas, ou parte de outras motivações, que não sejam relacionadas a sexo ou à sexualidade? Isso é ridículo para homem e mulher, independentemente de idade.

    Taxar garota de puta por se expor é machismo sim. Mas se expor dessa forma é ridículo. Quem se propuser a fazer qualquer tipo de coisa em um ambiente público (não esqueçamos da real função das redes sociais) deve se convencer de que opiniões diversas virão também.

    Não tenho valores religiosos, nem machistas. Sou homem, gay, ateu, e defendo sim a liberdade para TODXS, mas com bom senso. Por favor, né?

    Ninguém – teoricamente – dorme à mesa, come no banheiro, toma banho na calçada de casa, trabalha sentado no meio da rua… Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. A sexualidade diz respeito ao íntimo de cada um. Se o seu íntimo está aberto ao público desta maneira, então você realmente está dando espaço para que as pessoas te vejam como alguém promíscuo.

      1. Julia o que vc pede não é liberdade, é libertinagem por que a liberdade, só pode existir quando posso me expressar sem ofender ao outro, meu próximo. Como classificamos uma pessoa que se veste toda suja (sujo)? uma que se veste toda tapada até no rosto (muçulmana)? Uma que se veste com roupas super coloridas, maquiagem engraçada y peruca gigante (palhaço), uma que se veste com uma roupa comprida ate os pés y véu (freira) y una que se veste com roupas provocativas, sensuais, y bem pequenas (como se chama)? O mundo inteiro classifica as pessoas por suas roupas, não é questão de machismo, é questão de classificação de respeito. A liberdade não necessita ser mostrada, sinão, ser vivida. E tal vez seria bom uma pessoa se perguntar por que ela necessita mostrar grande parte e seu corpo num sitio de internet para que milhões a vejam! Com que intenção? Nao existe liberdade maior que eu fazer de minha vida uma viajem feliz, para mim e para os que amo, sem ter que impor aos demais como sou.

      2. Mas onde está a ofensa em ser sensual? Ninguém está falando em atentado ao pudor. Se o corpo da mulher é coisificado e super explorado ao ponto de não podermos mostrar nenhum pouco de pele sem que remetam a sexo, o problema é da nossa sociedade machista. Saiba que em outros lugares não é assim. Mas o respeito não pode depender desses fatores.

  18. Que absurdo!
    É impressionante como a ignorância das pessoas afetam até o ponto de não saberem distinguir o que é “preocupação” com “machismo”. Lamentavelmente estamos caminhando para um mundo ainda mais injusto. Ao invés de educar, infelizmente acabam é criando um monstro. Cheio de preconceitos e machismo.
    Depois de ouvir dizer que a mulher de vitima se torna uma vilã, eu não dúvido de mais nada!
    Cruzes!!!

  19. Povo criticando a mãe no post e esquecendo que se tratam de menores de idade. E sim, deixar adolescentes, crianças se exporem assim é chamariz para maus intencionados, pedófilos que vão adicionar ela, entrar em contato com ela, e depois já sabem…não adianta chorar e dizer aonde errou quando a filha adolescente foi estuprada por um tarado que na net está cheia. Pais tem que se preocupar sim, isso é a maior demonstração de amor que existe. Fingir que não viu nada em nome de uma libertinagem disfarçada de liberdade é o maior erro que cometemos com essas crianças que devem ser protegidas.

  20. Se eu recebesse uma carta aberta dessa, ou soubesse que ela era direcionada a mim. Simplesmente poupava aborrecimento, deletava os filhos dela da minha conta e mandava uma foto de burca perguntando se estava tudo ok?

    Não é questão de liberdade de expressão. É questão de liberdade pessoal. A mulher não está errada em bloquear as fotos ou achar que aquilo não é para os filhos dela. Ela está errada em se julgar no direito de definir caráter de pessoas que ela mal conhece apenas por fotos. Sei lá, opinião minha obviamente, mas acho essa mãe tão “zelosa” muito mais prejudicial para o futuro da humanidade do que as gurias que querem apenas viver suas vidas sem ninguém enchendo o saco, já que ninguém tem direito de fazê-lo.

  21. Me desculpem, mas eu continuo sendo digna, inteligente, de família e tendo os meus princípios mesmo sendo sexy, fazendo biquinho e não usando sutiãs. Essa mulher precisa ensinar seus filho e não aos filhos alheios. Precisa ensinar o filho dela a respeitar uma mulher seja ela como for, um dia ele vai ter que viver sozinho, e se ela colocar ele em uma bolha como está fazendo ele vai se assustar quando conhecer a realidade da sociedade! Pf né.

  22. É questão de educação familiar e padrão moral, etc.
    Ninguém é irracional para se expôr.
    A mulher tem obrigação de ser recatada.
    Não é a roupa que faz o monge, são certas atitudes grosseiras imorais
    que hoje se percebe no sexo feminino.
    Os padrões precisam ser revertidos ou a mulher vai cada dia perdendo os conceitos de nobreza, de caráter e acaba tudo perdido, sem retorno.
    A mulher virtuosa é agradável a todos.
    set. 2013

    1. A mulher não tem obrigação de nada. Cada um tem sua personalidade e jeito de ser, não somos um bloco que tem que se comportar desse ou daquele jeito para merecer respeito. O caráter de uma mulher independe se ela é recatada ou não. Espero que esse padrão não se reverta porque já está mofado, velho. Ninguém precisa mais dele.

  23. creio que a questão aqui não é se a mãe está sendo machista ou não
    e sim que trata-se de uma menina que com certeza não tem noção do que esta fazendo. Como a própria lei brasileira diz, abaixo de 16 se é absolutamente incapaz.
    Com a juventude cada vez mais usando a internet e com a crescente falta de noção de que aquilo que está ali é publico e não irá ficar restrito aos seus amigos, até que ponto essas fotos podem prejudicar a menina ou não?
    não concordo com muitas frases dessa mãe, porém, acho sua preocupação muito válida!

  24. Concordo com o texto.
    Por que se a pessoa não se valoriza , onde vocês acham que ela vai terminar ?
    Provavelmente na mão de um pedófilo , sendo estuprada , agredida, ou tendo uma gravidez na adolescência.
    Vocês podem achar , que essas atitudes na internet não tem nada a ver , mas , suas atitudes onde quer que você esteja , refletem seu caráter sim.
    E sabe quem se agrada dessas atitudes ? O demônio , ele adora ver você se expor para os homens e adolescentes que te tem nas redes sociais , ele adora ver você tendo conversas inadequadas , ele adora ver você mentindo pros seus pais , ele adora usar o seu corpo para provocar um desejo demoníaco nos homens. é nisso que o diabo tem prazer.
    Toda mulher tem sua honra , e pelo amor de Deus , “atitudes pessoais ” só no nome , por que você afeta as pessoas ao seu redor , direta ou indiretamente , na verdade , isso é satanás te usando. Talvez você nem pense antes de fazer essas coisas…
    ESSA É A MINHA OPINIÃO!
    Continuem se expondo mesmo , talvez assim consigam ir pro inferno mais rápido.
    PS: Não sou uma “crente fanática ”
    Sou uma adolescente que sabe a diferença entre o certo e o errado.

    1. VC é uma crente fanática e LOUCA. Dá um tempo, minha filha. “o demônio te usa pra atentar os homens blá blá” AH, ME POUPE. Tadinhos dos homens… sabia que usavam esse discurso pra queimar mulheres em fogueiras há uns séculos atrás???? Acorda pra vida, criança!

    2. Muito bem Ana, continue defendendo suas crenças, por que vc vai chegar longe, se eu tive-se sabido tudo isso o que vc expôs na minha adolescência eu teria economizado muito sofrimento, Felicitações, não se deixe levar pelas opiniões contrarias, defenda sua fe!!!!!! O tempo dirá tudo….

  25. Agora ser machista é querer educar o filhos longe dessa imoralidade que anda rolando pela internet?

    Ser sexy é da mulher, vem da mulher para o homem, mas veja bem, é da mulher para o SEU homem, e não para qualquer um que estiver adicionado em seu perfil. É ótimo sentir-se desejada, com toda a certeza, mas melhor ainda é poder ser desejada com toda a roupa que usamos no dia-a-dia. Essa superexposição na internet é momentânea. Logo os homens cansarão de olhar as mesmas curvas e passarão para as próximas, e você querida será o que? Apenas mais uma folha nessa imensidão de pornografia que existe por aí!

    Ser sexy não é sair mostrando tudo para todos, está muito mais além do que isso, ser sexy não é a mesma coisa que ser vulgar. Depois reclamam que os homens são iguais, são galinhas, cafajestes… E reclamam coisas do tipo: nossa, eu só arrumo homem que não presta. Ok tenho uma novidade para você: Ele se parece com você!

    Seja sexy pra você mesma, os homens não precisam ver suas partes expostas para querer te desejar. Homens também conversam, também gostam de outros assuntos.

    Liberdade é poder se expressar e poder ser você mesmo, sem tem que se banalizar, morrer fazendo dietas, academia, mudar cabelo, fazer plástica… Tudo isso pra que? Pra implorar atenção…

    CUIDADO, VOCÊ ESTÁ FALANDO QUE SOMOS MACHISTAS, MAS NÃO PERCEBEU QUE DEFENDENDO ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO, VOCÊ ESTARÁ COLOCANDO A MULHER COMO OBJETO E O HOMEM COMO SEU SENHOR!

    ONDE ESTÁ O MACHISMO MESMO? PENSE NISTO!

    1. É machismo também ficar se privando das suas vontades, do seu jeito de ser, da sua personalidade por causa de homem, de pensamento de homem.. o que eles vão pensar é problema deles. E ao contrário do que eles pensam, não vivemos em função do que eles vão gostar ou desgostar. A não ser as mulheres machistas.

      1. Pensamento de homem machista é querer ver mulheres com pouca roupa para todo o lugar, pensamento machista quem tem é quem fica agindo como se fosse um objeto de desejo e nada mais do que isso! Isso sim é pensamento machista. Julia, ninguém aqui vai mudar de opinião por causa de uma resposta ou qualquer comentário. Defenda sua opinião mas não ofenda quem pensa diferente de você, ok?

    2. Mas quem pensa numa mulher sensual, sexy, que expõe o corpo apenas como “objeto de desejo” é machista. Eu não esqueço que um homem é ser humano e merece respeito só porque ele está sem camisa, ou de sunga, ou porque ele gosta de exibir os músculos em fotos postadas no facebook. A questão é: muitas mulheres já se reprimem, se privam de experiências.. por medo de reprimendas e críticas e outras coisas mais graves.. isso tem que acabar.

      1. Quem está pensando assim é você querida, o que estou colocando é que a mulher não precisa fazer isso para conseguir o que quer: ser desejada! Há diversas outras formas de conseguir isso, sem perder a essência da moralidade, e ao mesmo tempo sem se deixar reprimir! 😉

  26. Amanda, abra sua mente, vc está sendo manipulada. Vc é a expressão máxima da vitória da cultura machista: ama seu opressor e o defende com unhas e dentes. Aprendeu o que eles queriam que vc aprendesse como machismo, e agora funciona como um fantoche disseminando essa cultura tosca de sexualização feminina. Defende o feminismo sem nem mesmo saber o que é feminismo. Tem um conhecimento parco sobre feminismo, assimilado à la Femme. O que vc chama de “mulher valorosa”? Provavelmente vc é uma crente que tem medo de aceitar dogmas que são tão vergonhosos pra vc, porque “mulher valorosa” é um termo que crente adora usar. Agora quer atacar quem vc acha que é, porque isso é uma forma de negar o que tem no seu interior. Freud explica. Sou budista, yogi e gay, e mesmo assim concordo com essa mãe. Aprendi a respeitar todos, e ela respeita tanto sua família que sabe conversar com eles sobre o que é certo e errado. Embora eu tenha conceitos mais evoluídos sobre respeito e liberdade, os que convivem comigo não são todos assim. Sabe o que meus amigos dizem sobre mulheres como vc? “Boa pra comer”. Me desculpe se parece ofensivo, mas a verdade nem sempre é sutil. Homens pensam assim. Por quê? Porque são machistas? Talvez. Mas sabe quem os torna machistas? Vocês. Chamam a atenção masculina pelo corpo, se exibem, querem bundas enormes, peitos saltando pela blusa, e depois querem ser respeitadas. Vcs mesmas não se respeitam, vcs mesmas agem como objetos de desejo e se sentem como troféus para o cara mais fodão. Eu ando no meio de mulheres e homens, sei o que ambos dizem. Acorda, gata. Converse com alguém que vc preze pela inteligência, discuta sobre a condição da mulher na sociedade atual, sobre a transformação da opressão feminina (ela não acabou, apenas se transformou). Tudo se transforma ao bel prazer da cultura machista e capitalista. Vc assimilou muito bem tudo que te ensinaram sobre liberdade feminina, mas desculpe, te ensinaram errado. Sinto muito dizer, mas vc foi enganada. Incutiram uma coisa na sua cabeça fria e calculadamente, pra te tornar mais uma feminista funcional, e vc tá crente que tá abafando com esse seu discursinho leigo, que mais parece um disco arranhado, fica repetindo o que foi gravado por outro. Vc está reproduzindo o que outros te disseram sobre liberdade e respeito. Tente formular sua própria concepção, mas antes vc vai precisar ouvir todos os argumentos. E seja tardia em atacar. Seja breve em reconhecer que vc nada sabe, e tardia em atacar quem tem opinião diferente da sua. Sexualização feminina não tem nada a ver com liberdade. Vc pensa quem tem domínio sobre seu corpo, que pode fazer o que quiser com ele. mas não tem. Vc faz exatamente o que a cultura machista te ensina, sem nem perceber. Vc acha que é livre, mas é escrava de um sistema que moldou sua forma de pensar pra te fazer acreditar que vc é livre, quando vc está apenas reproduzindo e perpetuando o que eles te ensinaram. Eles te ensinaram todo um conceito de liberdade, mas era tudo um sofisma. Acredite: vc está sendo manipulada, bebê.

  27. Bom, fulana certa, menina errada, fulana errada, menina certa. Acho que ficou bem claro aqui até o momento que opiniões sempre vão divergir na procura do certo ou errado porque assim somos, diferentes, Graças a Deus!!! Alguem aqui falou tipo deixa rolar, cada um na sua na maior simplicidade, todos pagaremos pelos nosso erros caso o cometamos e concordo… ou por bloquear alguem num site de relacionamento tentando poupar um filho, ou por tentar orientar a filha de outro… ou por trazer tal assunto a tona para tantas divergências, sendo muitas delas deturpadas ou pouco claras e outras tão aparentemente donas da verdade e assim por diante. Resumindo, fico com o cidadão que falou de forma tão simples e objetiva : “Seguinte, a mãe ta errada, as minas que tira foto pra provoca e se mostrar gostosa tão erradas, os caras que querem comer essas minas tão errados, e voces seus idiotas que ficam ai criticando a opinião da mãe deles ou discutindo entre voces, estão errados!” – kkk pior que é a verdade!!! Abraço a todos…

  28. E lá vem as femimiministas dando escândalo de novo… Ninguém aqui falou de estupro nem de abuso sexual e já vêm elas com esse discursozinho de “moça estuprada que é culpada pela sociedade e blábláblá”… O mal do feminismo é achar que TODA mulher é SEMPRE vítima em QUALQUER situação. O que acho interessante é alguém dizer que luta pelos direitos das mulheres e apoiar uma cultura que incentiva meninas de 13 anos a postarem fotos em redes sociais em poses insinuantes e com clara intenção sensual, e ainda chamar isso de “liberdade”.

    Já esses comentários de que a mulher deveria ensinar seus filhos a respeitar as mulheres independente da forma como ela se apresenta nas fotos, não vou nem entrar nessa discussão, pois todo mundo fala que os homens têm de respeitar as mulheres, mas ninguém fala que as mulheres têm de respeitar os homens. E desculpe, se uma mulher sente-se na liberdade de postar fotos sensuais em sua página, eu também sinto-me na liberdade de excluí-la, pois considero, sim, isso uma falta de respeito. Dizer que as mulheres não precisam aprender a se respeitar mas que os homens precisam aprender a respeitá-las mesmo que elas não se deem ao respeito é querer jogar nas costas deles toda a responsabilidade e, consequentemente, chamá-las de retardadas!

    1. Meninas de 13 anos estão inundada de hormônios, se querem ser sensuais, estão no direito delas.. é crime ser sensual? Ninguém está falando que mulheres devem respeitar homens porque todo mundo sabe disso. Mulheres é que tem que fazer um ESFORÇO A MAIS, seguir regras pra talvez.. quem sabe.. ser digna de respeito. Então, por favor, deixe de mimimi você. Na nossa sociedade homem já nasce merecedor de respeito só por ter um penduricalho entre as pernas..

  29. Bobagem, as meninas tem que mostrar o que é bonito mesmo,isso td é ”queijo” muito, querem criar uma freira que coloquem no convento, esse faldo moralismo é repugnante…adoro ver uma mulher provocante no face, essa ”velha” derrubada deve está com ciúme por que o marido dela deve ficar babando isso sim!

  30. Gente, tenho vindo aqui, desde que postei, não apenas porque eu deseje saber o que meu comentário provocou, qual a visão real que cada pessoa que comenta tem do texto original, ou talvez não apenas por isso e também por isso tudo junto. Mas a grande razão de eu estar vindo aqui, de ter posto esse link como uma referência para verificações constantes é o que o texto propôs: uma reflexão. Agradeço de antemão as palavras de apreço e de desapreço, mas enfatizo a questão de que, o texto original levanta uma questão que é primordial: a questão de valores. Ok, cada um dirá: cada um tem o seu. Fato! Contudo, historicamente falando, o que cada valor desses promove. Quem quer ter a liberdade de fazer o que lhe dá na telha, ótimo, que o faça, mas seja coerente e me diga a que isto o leva. Sem encobrir nada, sem falsear os resultados. Vivemos dias de relativismo extremo. Não é de liberdade extrema. Esta é uma grande questão. Este relativismo impede hoje de se fazer coisas que eram práticas comuns em certas famílias e que davam certo. Mas hoje cada um tem o direito de “experimentar” o que quiser. Não demorará muito e baixaremos a maioridade legal a idades absurdas que até não muito tempo atrás seria inconcebível. E relativizaremos mais um pouco e mais um pouco. Flexibilizaremos o máximo possível a capacidade de tomar-se decisões por si. O quão danoso é um ser humano sem rédeas. A questão é que quando colocamos limitações então as vozes alvoroçadas se levantam e dizem, quanto ao corpo: o corpo é meu, faço dele o que quiser. Quanto a todo o resto: quem manda na minha cabeça sou eu. Ledo engano! Você não faz do seu corpo, da sua vida, dos seus direitos, do seu agir, o que bem entender sem que afete uma outra pessoa qualquer, salvo se você morar numa ilha deserta, onde não existam sequer outros seres animais, vegetais ou minerais (será isso possível?), pois qualquer ação que você tomar será de interação, com alguém ou com algo e irá provocar (afetar) o ser com quem você se relaciona. Então é ingênuo o pensamento de que temos a liberdade de agir do modo como bem entendermos desde que isso não afete ninguém, pois pelo simples fato da existência das inter relações estaremos afetando, mesmo que não seja danosamente, um outro indivíduo ou ente qualquer. Não sou contra o corpo feminino, como se diz por aí, bonito e torneado, nem sou contra o corpo masculino também. Sou contra a exposição gratuita de um ou de outro. Se querem entender que a exposição que se vê do corpo feminino é fruto do machismo que assim pensem, mas considero também um ledo engano, perpetuado não pela imposição dos homens que fazem as grandes marcas, pois hoje em dia há, a exemplo, bandas musicais por aí, onde é toda ela composta de mulheres, sem qualquer imposição masculina, onde, para ganharem público, se despem o máximo que podem e mostram mais corpo que qualidade musical propriamente dita. Outros exemplos poderiam ser citados, mas este basta. Quando falei do desejo feminino ouriçado pelo olhar, não o fiz com especificidade. Citei uma generalização compreendida por quem analisa o ser humano (com a palavra quem lida com a nossa psiquê), mas este também é um fenômeno social, cientificamente comprovado, onde esta realidade que antes era tão marcante e distintiva dos dois sexos já se vai esmaecendo. Lembro que certa vez tive por namorada uma bela morena, com um corpo daqueles de fechar quarteirão (ao menos me diziam isso), e que quando íamos à praia ela gostava de usar biquínis tipo mini, não vulgares, do tipo mostrando tudo, mas deixando a mostra as belas curvas de seu corpo. E confesso que eu sequer me dava conta. Para mim, era muito natural, pois como dizem, a maldade está nos olhos de quem vê e eu via minha namorada de modo diferente de outras pessoas, não como um objeto de desejo, mas como um ser humano com quem eu compartilhava agradáveis momentos. Fui criado assim: valorizando cada um pelo caráter e não pela aparência. Quando me falaram que eu me dei conta, mas mesmo assim eu disse: ela é feliz desse jeito, mas reconheci que ela provocava a libido de outros, não de modo intencional, mas pelos próprios atributos naturais que possuía. Hoje sou casado também com uma belíssima mulher. Que culpa eu tenho?!?!? Me deu filhas lindas que irão chamar a atenção no futuro, mas espero criá-las de tal modo que saibam se impor enquanto pessoas pelo que elas de fato são, não pelo que aparentem ser. Então, o limiar do que provocamos nos outros é tênue, mas é inocência não admitir que uma apresentação vistosa não encante, não seduza, não provoque. Para isto, basta ir em qualquer fast food e ver que as fotos nos pedidos nunca são iguais ao prato que você come. Sem qualquer comparação (POR FAVOR!), vejam que se o que se intenciona ao se expor tanto o corpo feminino nas mídias como TV não for a sedução então que se coloquem lá, ao fundo, as feinhas, as gordinhas, as que pouco atributo visual possuem e me digam depois o resultado. Me digam se não há uma intenção bem arquitetada de só colocar em “exposição” os belos corpos torneados daquelas chamadas de mulherão. Já quanto aos homens, continuarei dizendo: se exercem fascínio no universo feminino? Com certeza sim, mas nunca venderão um produto tão bem quanto a garota da capa. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, apenas creio que deveríamos deixar de lado tanto relativismo e buscarmos nos apegar a alguns princípios mais sólidos com os quais possamos conviver hoje e por todos os dias de nossa vida e não apenas enquanto somos jovens e bonitos.

    1. Mas quem disse que a intenção não é esta? O fato de usarem o corpo da mulher pra atrair audiência, vender produtos ou o que quer que seja não significa que ELA não possa usar o seu corpo pra atrair quem quer que seja. E que mal a nisso? Ela merece menos respeito por isso? Ou ter o seu caráter julgado?

  31. aSe a menina tira fotos de biquine, shortinho ou maillot na prais, beira de piscina ou num ambiente proprio tudo bem mas a partir do momento q ela se tranca no quarto e tira fotos com roupas intimas e com pose provocante e põe em rede social, ai a coisa muda de figura, o q ela quer e se exibir e provocar, bem típico de periquet e vadia, depois aguente as consequencias.

  32. Sou mãe de um menino e odiei o texto. Até a vírgula é machista. Crio meu filho para respeitar as mulheres, sejam peladas ou de burca. A hiperssexualização do corpo feminino é apenas uma das consequências danosas da cultura machista. Culpar as mulheres que são objetificadas pelos objetificadores não resolve o problema. E nem proteger os filhos adolescentes “inocentes” dos corpos “pecadores” das mulheres. O pior de tudo é que inclusive essa mãe, está reproduzindo discursos danosos a própria classe a que pertence. Triste.

  33. Se esse tipo de mulher acha certo ofender um homem por não concordar com a opinião dele , ela mesma da o direito de ser chamada de vagabunda pelo mesmo motivo , se alguem vestir uma camiseta “posso ajudar” e ir no mercado , ele realmente pode ficar ofendido se alguem achar que ele trabalha lá? do mesmo jeito que se uma mulher se veste igual uma prostituta e age como tal, não tem direito de ser tratada como tal

  34. A que ponto chega o culto ao corpo! Eu quero educar meus filhos da mesma forma que minha Mãe e meu Pai, me educaram. Não quero que eles se transformem em marionetes consumistas, nem preconceituosos. Quero que eles sejam educados, inteligentes, saibam julgar, respeitem a todos… Certa esta a Mãe que foi uma verdadeira feminista, aquela que sabe os limites humanos e reagiu em favor de sua família e da família da menina. A mulher ao educar um homem, educou só um homem! Ao educar uma mulher ele esta educando toda uma Nação!

  35. Boa tarde a todos
    Em primeiro lugar gostaria de referir que sou pai de duas adolescentes de 13 e 15 anos, e que na verdade talvez pelo facto de viver com três mulheres sou tudo menos machista. No entanto penso que, pelo que li no post, o intuito desta carta não é definir o ser ou não ser feminista ou machista mas sim, com uma opinião de uma mãe preocupada como todos nós país somos, uns de uma maneira outros de outra. E é como pai que vou dar a minha opinião, não como psicólogo não como defensor dos direitos da mulher e muito menos como defensor dos bons costumes, apenas como pai. E como pai não gostaria de ver fotos das minhas filhas nuas ou semi nuas em qualquer Facebook, Instagram ou Twitter independentemente de elas acharem que a minha personalidade não se adapta ao séc. XXI. É apenas o meu instinto de quem as ama muito e que fara de tudo para as proteger, e provavelmente se fotos delas vierem um dia a aparecer, que eu duvido reconheço que não foram elas que erraram eu é que errei como pai

    1. Por quê você teria errado como pai? Só porquê continuou na posição de ser humano e não se transformou em super-herói de desenho animnado com poderes inimagináveis? Claro que pais tem grande influência na vida dos filhos, mas não são a única influência e menos ainda uma influência que SEMPRE é boa. Pais são somente pessoas que podem errar e acertar em qualquer coisa, inclusive com os filhos. Suas filhas um dia terão idade para tomarem as próprias decisões, e o mérito será delas, pois elas são seres humanos por si mesmas e não uma extensão de você.
      Entendo perfeitamente que como pai, você quer protegê-las, evitar que qualquer mosca as machuque e fazer com que elas nem olhem par um caminho ruim (DEIXANDO CLARO QUE EU NÃO CONSIDERO QUE POSTAR FOTOS NA INTERNET SEJA ESSE CAMINHO RUIM), faz parte do amor de pai e mãe. O ciúme é natural, querer só pra gente é natural. O que não é natural, e sim induzido, é o preconceito contra as mulheres. Uma coisa boa bo para ensinar pra os filhos é são apenas pessoas, (as mais especiais do mundo pra você) ms apenas pessoaspois, qundo elas falharem, o que acontecerá certamente, elas não precisarão botr nas costas essa montanha de culpa que você está querendo por em si mesmo, caso elas façam algo que o desagrade.

  36. Milena, estou com vc, há sempre aquela recomendação não leia os comentários, e nós não nos aguentamos, lemos e ainda nos envolvemos em uma grande discussão não é? Mas é que o machismo que ainda perpetua nos enjoa, o machismo é tão tão forte que as pessoas nem percebem que estão sendo machistas, esse é o grande problema, a mãe quer blindar os filhos e quer para eles uma mulher padrão x ou y, mas quanto ao ensinar a eles a respeitarem a todos independentemente de qualquer coisas, esse é o típico caso de cara que se um dia cometer um estupro será dito ‘ Mas e a roupa que a menina usava’ ela estava bebada’ machismo de merda, SE um dia eu tiver filhos, vou ensinar a eles a respeitar a todos independente de roupas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s