Que casal de noivos nunca ouviu… “você vai casar? Mas tão nova, aproveita mais a vida!” ou “calma terão muito tempo para ficar juntos”, “pensa bem porque não tem volta hein, se eu pudesse voltar no tempo!”, “Vixe, boa sorte!”. Talvez você não ouviu algumas dessas expressões mas já foi tremendamente desencorajada a casar, a pior coisa é que muitas vezes esses desencorajamentos partem de casais cristãos.
Você me pergunta… “por quê você acha que casal cristão não passa sufoco?” Sim! Eu sei que passa, mas vocês mais do que qualquer casal deveriam estar encorajando o casamento, a família que desde o princípio foi plano de Deus.
Escuta, estou prestes a “subir ao altar” e entregar meu coração para o homem que escolhi amar, eu não estou casando enganada. Sei que não serão mares de rosas para sempre, mas estou casando para passar junto com ele as tempestades da vida, sei que não concordaremos em tudo (isso já não acontece), mas estou casando para aprender a dividir uma nova visão da vida, vamos nos chatear as vezes ou muitas vezes? Sim! Mas isso é amar, decidir ficar juntos mesmo diante de todas as dificuldades, isso é parte do casamento que nos faz sermos cada vez mais parecidos com Cristo!
Não quero chegar a 15, 25 ou 50 anos de casada e desencorajar aos novos casais, lhes dizer que essa não é a melhor escolha, eu quero que mesmo diante das dificuldades do casamento eu possa chegar lá na frente e dizer “casem-se!”. “se é realmente a pessoa que ama a Cristo e vai amar você, que vai se comprometer com Deus e com a sua família, case sim!”.
Claro que guardo muitas ressalvas do porquê um casal não deveria se casar, talvez idade, planejamento financeiro, vida de pecado, falhas de caráter no cônjuge, entre muitos outros motivos, isso tudo está na balança da decisão, mas aqui refiro-me a casais que tem todas essas questões muito bem resolvidas com Deus, seus pais e líderes e mesmo assim são desencorajados.
Por isso casais cristãos que já experimentam esse plano de Deus para suas vidas, por favor, parem de desencorajar… tudo bem mostrar a realidade como ela é, está certo! Porque afinal devemos entrar no casamento sabendo racionalmente com o que vamos lidar. Mas encoraje, diga que vai ser difícil mas que foi uma das melhores decisões da sua vida, que há momentos tão alegres e que você tem alguém que te ama profundamente mesmo conhecendo tudo sobre você. Diga que as diferenças um do outro estão ajudando a moldar o seu caráter para que você se conforme a imagem de Cristo, então significa que o plano está acontecendo perfeitamente, não como a Disney conta mas como o Senhor planejou… transformar seu coração e torná-la cada vez mais perfeita em Cristo!
Por favor casais, vocês que já conhecem o outro lado, nos ajudem! Sejam exemplos para nós, de que em um mundo onde valores cristãos estão totalmente desacreditados, mesmo assim é possível ter uma família que espelhe e espalhe a glória de Deus, não perfeitamente e nem sem falhas, mas que lutam para isso! Que buscam a graça e o amor de Deus para permanecer em seus casamentos com um amor cada vez mais profundo um pelo outro.
Graças a Deus tive uma referência maravilhosa de casamento dentro de casa, através dos meus pais, e também de ouvir exemplos de casais que encorajam e dizem o quanto é bom estar casados. Eu também quero ser uma dessas pessoas que encorajam os jovens casais a se engajarem nessa jornada cheia de altos e baixos, mas cheia de dependência de Cristo para viver a cada dia amando aquela escolha que um dia você fez no altar!
De uma futura esposa…
Deixe um comentário